Varizes nas Pernas

12-varizes

Varizes nas pernas são mais comuns e observadas nas veias superficiais que aparecem nas pernas.

Varizes são veias tortuosas e dilatadas que surgem pelo adoecimento destes vasos, podendo serem vistas através da pele. Este texto abordará as varizes nas pernas (varizes dos membros inferiores), dando ênfase às causas, sintomas, prevenção e tratamento.

12-varizes

Nosso sangue é transportado por dois tipos de vasos: artérias e veias. A artéria é o vaso que leva o sangue rico em oxigénio para longe do coração, em direção ao resto do corpo, nutrindo órgãos e tecidos. A veia é o vaso que trás de volta o sangue para o coração e pulmões para que ele possa receber oxigénio novamente.

O sangue chega às pernas pelas artérias e sobe de volta ao coração pelas veias. Como vocês já devem ter pensado, as veias das pernas trabalham contra a gravidade. Podemos dizer que as varizes são um efeito colateral do nosso processo evolutivo que nos permitiu andar em pé sob as duas pernas. Quando tornamo-nos bípedes, nosso coração passou a ficar longe dos nossos membros inferiores, o que dificultou em muito o retorno do sangue para o mesmo. Mas como é então que este sangue sobe?

Ao contrário do que se possa pensar, as varizes das pernas não são apenas um problema estético. A presença da variz indica uma veia doente, sendo muitas vezes o primeiro sinal de uma insuficiência venosa cronica.

Para que possamos entender o que causa as varizes e quais suas potenciais complicações, é preciso entender como funcionam as veias.

varizes

O que causa varizes nas pernas

As varizes são formadas em qualquer parte do corpo. No entanto, varizes nas pernas são mais comuns do que em qualquer outra parte do corpo. Há uma série de causas de varizes nas pernas.

- Veias varicosas são o resultado de válvulas enfraquecidas. Quando as válvulas não funcionam adequadamente, causa a recolha de sangue nas pernas e pressão acumula-se nas veias, criando as veias varicosas.

af11q4ttbvpnm8834ddetbqud

- As varizes são um problema hereditário na maioria das vezes. O envelhecimento também pode aumentar a ocorrência de varizes. Ela afeta todas as pessoas principalmente após os 50 anos.

- Ficar em pé ou caminhar muito exerce uma pressão sobre as veias da parte inferior do corpo, dando origem às varizes nas pernas. Um trabalho que requer uma pessoa o dia todo em pé por um longo período de tempo também aumenta as chances de varizes.

imagesww

- Em casos de mulheres, a gravidez pode causar varizes.

- A obesidade é outra causa comum dessas veias.

Os sintomas de varizes nas pernas

As veias que são azul escuro ou na cor roxa inchada e torcido sob a pele, são varizes. Algumas pessoas podem viver bem com as varizes, sem sequer sentirem dores. No entanto, há outros que podem sofrer de sintomas leves a graves. A maioria destes sintomas podem agravar depois em pé ou sentado por períodos prolongados de tempo.

images55

- Sensação de peso, ardor, dores, cansaço nas pernas são os sintomas mais comuns.

- Inchaço dos pés e tornozelos também estão incluídos nos sintomas.

- Sensação de coceira sobre a veia, é um sintoma, mas não muito comum.

- Inchaço e dores musculares nas pernas e nos gémeos depois de estar em pé ou sentado por longos períodos de tempo também é um dos sintomas de varizes.

- Mudança na cor da pele, inflamação, escamação, juntamente com a secura da pele são também sintomas de varizes nas pernas.

Tratamento de varizes nas pernas

Na maioria das vezes, tratando a doença de forma caseira pode contribuir para reduzir a condição associada com varizes nas pernas. Se você está preocupado com o aspeto cosmético ou de sofrer de maior desconforto, o tratamento médico é a opção.

Remédios caseiros

Início de tratamento para tratar as varizes nas pernas inclui vestindo meias de compressão, o que ajudará na compressão das veias. Manter as pernas em uma elevação também ajuda a lidar com o problema. Recomenda-se não estar de pé ou sentados por um longo período de tempo. Ao mesmo tempo, os exercícios vão ajudar a aliviar as dores. No caso de a pessoa ser obesa, perder peso será uma mais valia que irá melhorar em muito no problema com as varizes. Exercícios de alongamento também são de grande ajuda no tratamento da doença.

remedio-caseiro

Tratamento Médico

O tratamento com laser é prescrito em alguns casos, para tratar as varizes. Tratamento de frequência de rádio é uma grande ajuda para aliviar as varizes. Scelerotherapy é usado para bloquear as veias. Em casos graves, a cirurgia pode ser a última opção. Com a cirurgia as veias podem ser removidas ou cortadas.

282462-tratamento-de-varizes-na-perna-com-laser-00000000000007A0

Apesar de varizes nas pernas serem hereditárias, podem ser mantidas sob controle com dieta correta, exercícios e mantendo seu peso. Se as veias não estão a causar algum desconforto, então você não precisa entrar em pânico com isso. Se elas estão causando problemas, então é recomendado que você procure a ajuda de seu profissional de saúde, no mínimo.

2 thoughts on “Varizes nas Pernas

  1. É normal sentir dor na virilha aliás no ovário quando a veia da perna esta doendo?

    Tenho 30 anos e sinto muita dor na perna direita.O que devo fazer?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>